Os quatro elementos na Dança do Ventre: TERRA-FOGO-AR-ÁGUA
Além do trabalho com os chacras, temos que conhecer a importância dos quatro elementos da natureza (terra, águas, fogo, ar) que fazem parte de nossa vida, e o quanto somos influenciados por suas energias, que precisam estar em equilíbrio em nosso corpo. Tanto a carência como o excesso dos elementos com os quais nós não estamos em contato consciente, dificultam nossos relacionamentos e o fluir das energias, em várias áreas de nossa vida.
Muito se pode aprender a respeito de uma pessoas simplesmente pela análise marcante dos elementos.
O ELEMENTO TERRA
O elemento Terra é a nossa força de sustentação, de equilíbrio e de realidade.
A ligação que o ser humano tem com a Terra é muita intensa, até mesmo na formação de seu corpo físico que é composto, como a Terra, de água, ferro, iodo, cálcio, sódio etc.
Gnomos e duendes são os elementais que simbolizam o elemento terra. Eles têm a capacidade de captar e absorver a energia do Sol e distribuí-la para todos os seres do Planeta.
DESEQUILÍBRIO DO ELEMENTO TERRA
A falta: pode levar a pessoa a se sentir desligada do mundo, perder o senso da realidade, sentir-se como se não tivesse nenhum lugar para ficar, sentir falta de contato com o corpo físico. Essa sensação de estar deslocada leva a alguma experiência como transcender os limites da matéria - dedicando-se à vida espiritual. Muitas vezes, faz ignorar os requisitos da sobrevivência do mundo material e a experiência do trabalho duro.
O excesso: causa estreita visão e mudanças vocacionais. O trabalho e o dinheiro dominam a vida da pessoa.
EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR O ELEMENTO TERRA:
> coreografia com música de batuques e sons primais e, em sequência, sons melodiosos;
> cestas e peneiras com frutos e flores encenam e saúdam oelemento terra;
> andar na terra, massagear os pés.
O elemento terra em equilíbrio reforça o nosso senso de realidade e nos proporciona vitalidade e equilíbrio.
O ELEMENTO ÁGUA
O elemento Água, como todos os outros, está presente em nosso corpo físico, fazendo parte do sangue, do suco gástrico, da saliva, enfim, de tudo o que se refere aos líquidos e às mucosas.
Os elementais da água são as ondinas e as sereias.
As ondinas, também chamadas ninfas e nereidas fazem parte do elemento sutil das águas doces. Seu ponto máximo de energia acontece nas cachoeiras e cascatas.
As sereias são os elementais que habitam o corpo sutil das águas salgadas.
DESEQUILÍBRIO DO ELEMENTO ÁGUA
A falta: debilita a intuição e causa apego exagerado à matéria e à razão, levando à falta de solidariedade e ao egoísmo.
O excesso: torna as pessoas encharcadas de emoção, trazendo sentimentos contraditórios e torna difícil sair dos problemas emocionais.
EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR O ELEMENTO ÁGUA:
> danças e coreografias em cachoeiras ou cascatas, na praia, no mar ou mesmo em piscinas, evocando o elemento água. Ondulações, imitando o nadar das sereias.
O elemento água em equilíbrio além de proporcionar ao corpo físico, hidratação, limpeza e purificação, facilita o fluxo das emoções e permite e clarividência.
O ELEMENTO FOGO
A descoberta do fogo tirou o homem da escuridão.
Desde a mais remota antiguidade, os povos da Terra reverenciavam seus deuses em rituais e cerimônias, onde o fogo estava sempre presente.
As salamandras, também chamadas de espírito, do fogo, são os elementais que simbolizam essa energia.
O elemento fogo exerce influência no ser humano através do calor interno e externo do corpo, fazendo-o vibrar internamente e impulsionando-o tanto para construir como para destruir.
DESEQUILÍBRIO DO ELEMENTO FOGO
A falta: causa digestão deficiente, falta de ânimo e da alegria de viver. Isso leva a não confiar na vida.
O excesso: causa muita atividade, intranquilidade, não consegue relaxar; consome-se em sua própria energia. Impulsividade e excesso de confiança. Egocentrismo no contato com os outros.
EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR O ELEMENTO FOGO:
> coreografias feitas com velas, castiçais e tochas
> dançar em volta da fogueira;
> respiração envolvendo ondulações no Plexo Solar.
O ELEMENTO AR
O elemento ar só é por nós percebido através de uma brisa em nossos cabelos, de uma ventania que derruba as folhas de uma árvore, mas no entanto ele está sempre nos envolvendo.
Através do ar, feita a oxigenação do nosso organismo e a renovação de cada célula de nosso corpo.
Os elementais do ar são os silfos e fadas.
As fadas habitam os jardins, os bosques e as florestas.
Os silfos são energias invisíveis, cuja concentração mais forte encontra-se no cume das montanhas.
DESEQUILÍBRIO DO ELEMENTO AR
A falta: é grave, pois é o ar que capacita a pessoas a se ajustar facilmente a novas idéias, a mudanças e aos tipos de pessoas. Ocasiona dificuldade de refletir a sua vida e o seu eu. Causa preocupação material.
O excesso: leva a idéias exageradas. Falta chão e a mente torna-se demasiadamente ativa, podendo ocasionar reações violentas. A cabeça não pára e, sem reflexão, há uma paralisia da vontade. Desordens psicológicas acontecem, pois a mente foge da realidade. Fora do contato do que é possível, os planos ficam apenas na cabeça.
EXERCÍCIOS PARA EQUILIBRAR O ELEMENTO AR:
> coreografias feitas acendendo incensos, florais, aromas que incentivam o olfato e a intuição;
> danças com véus esvoaçantes, turquesa de preferência;
> respiração e mantras.
O elemento ar em equilíbrio acentua sua intuição, proporciona saúde e purificação para o corpo.
(Postado por Regiane: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=6921995&tid=2437541861308174129)