quarta-feira, outubro 24, 2007

Estudo do emocional na dança do ventre

Segue aqui uma parte de um Artigo escrito pela bailarina Shadiyah. As dicas são de grande importância no complemento dos estudos da dança do ventre. “Distrações, distrações...Uma mente ocupada pode nos retirar o prazer de dançar. É necessário encontrar uma forma de esvaziar a nossa mente de todas as distrações, deixarmo-nos transportar para um mundo onde existo apenas eu, a minha musica e a minha resposta a ela. Libertar o espírito, deixar os pensamentos nem que seja por breves instantes...Cada dançarina tem a sua forma particular de o fazer, mas encontrei um método que funciona para algumas pessoas.•Selecionar uma música que nos chegue ao coração, que conseguirá transportar a nossa imaginação para um mundo de alegria, paixão, etc.•Ouvir a música vezes sem conta, até a decorar tão corretamente que poderemos ouvi-la na nossa cabeça mesmo quando esta já não está a tocar.•Enquanto ouvimos essa música, permitir a nós mesmas sentir uma resposta emocional às melodias. Por vezes ajuda obter uma tradução das letras, se esta não for apenas instrumental. Estar atenta a que tipo de emoções essa música desperta em nós. Prazer? Êxtase espiritual? Introspecção? Tristeza?...•Agora dançar a música na privacidade do lar (ou outro sitio qualquer, desde que estejamos sós), e tentar alcançar a emoção que nos é provocada. Não serão necessários "sorrisos amarelos" ou choros histéricos! Apenas tentar encontrar no íntimo do nosso ser, uma resposta emocional.•Não se preocupem em repetir o mesmo movimento vezes sem conta ou se a junção do "shimmy" com o "circulo da Lua" foi feito com precisão. Dançem com o coração, não com a mente.Continuar a praticar esta "dança como resposta emocional" de forma regular na prática caseira de dança. No entanto, há que praticar separadamente a "dança como precisão técnica". De inicio, nao tentem juntar as duas. Temos de ter experiencia suficiente com ambas, para nos sentirmos a vontade com cada ponto de vista no que diz respeito a dança. •Finalmente, ter-se-à experiência suficiente com ambas a ponto de as juntar com sucesso. Saberemos que é a altura indicada quando deixamos as nossas emoções (respostas) tocar a música com confiança.Aqui estão representadas várias emoções que tentaremos alcançar enquanto dançamos:
ALEGRIA
Pensamentos de: "Isto é mesmo divertido!", "Estou apaixonada e quero que o mundo inteiro saiba!" ou "Eu amo esta música!", enquanto dançamos uma melodia alegre e divertida.
REFLEXÃO ENTRISTECIDA
Pensamentos de: "Tenho saudades daqueles tempos felizes em que estava apaixonada mas seguirei em frente", que é o ideal para trabalhos de véu ou ondulações enquanto dançamos uma música triste.
INTROSPECÇÃO SONHADORA
Pensamentos de "Vou-te deixar olhar para mim e envolver-te na minha fantasia" (nada de pensamentos sado-masoquistas aqui por favor!), o que é perfeito para trabalho de véu e ondulações.
FORÇA E PODER
Como uma princesa guerreira (sim, pensem na Xena ou assim) - pensamentos de "Sou uma mulher, ouve-me rugir!" ou "Tenho uma arma e não tenho medo de usá-la!" são perfeitos para uso de espada ou bastão.
PROVOCANTE
Em tom de Brincadeira - pensamentos de: Aposto como não consegues fazer isto! ou Eu faço melhor que tu...” (Extraído do artigo "Expressividade na Dança" de 05 de Junho de 2007, escrito pela bailarina Shadiyah)

Nenhum comentário: